terça-feira, 30 de agosto de 2011


Dando início ao livro...


"Certo dia, na aula de biologia, o professor Jorge, apaixonado pela história evolutiva do planeta e dos seres vivos, contava aos alunos um pouco de quais eram os habitantes da região de Uberaba há vários milhões de anos.
- Há 70 milhões de anos, na região de Uberaba, viveu um terrível crocodilo chamado Uberabasuchus terrificus, este crocodilo atingia 2,5 metros de comprimento e 300 quilos - dizia o professor admirado.
Zequinha, muito intrigado com a história, pergunta curioso ao professor:
- Professor, se este tal crocodilo não existe mais, como o senhor sabe que um dia ele realmente existiu e que ainda pesava 300 quilos e chegava a 2 metros e meio?
- São através dos fósseis Zequina! - responde o professor. Os fósseis são os restos ou vestígios de animais e vegetais que viveram em tempos passados, mais especificamente, são restos preservados há pelo menos 11 mil anos.
Joana, sempre muito esperta, sabia que a decomposição era um processo que ocorre naturalmente na natureza e que é responsável pela reciclagem dos nutrientes. Então questiona o professor Jorge:
- Mas professor, toda a matéria morta é decomposta pelos fungos e bactérias que estão presentes na natureza, então como estes restos podem ser preservados durante tanto tempo?
- Você está certa Joana! – exclama o professor - porém, em algumas condições especiais é possível que os restos sejam preservados. Estas condições envolvem o soterramento rápido destes restos com sedimentos, a ausência de bactérias e pouco oxigênio. Estes fatores desfavorecem a decomposição da matéria orgânica. Além disso, a matéria orgânica presente nos tecidos animais ou vegetais é substituída por materiais inorgânicos, ou seja, minerais presentes nas rochas. Desta forma temos a formação de um fóssil.
 - Voltando ao nosso extinto crocodilo Uberabasuchus terrificus, ele era, através de suas características dentárias, um animal carnívoro, alimentando-se de herbívoros ou outros carnívoros.
- Quem são os herbívoros? – pergunta Aninha, que faltou às aulas de ecologia.
– Os herbívoros são os animais que se alimentam apenas de vegetais, são classificados como consumidores, assim como os carnívoros também são ditos consumidores, porém os herbívoros são chamados de consumidores primários. Estes se alimentam dos produtores, os seres autotróficos, que produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese."